CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

HILÁRIO, ROMERO E EDÍLSON ENTRE OS 50 PREFEITOS COM MAIORES CHANCES DE RENOVAREM MANDATOS, SEGUNDO REVISTA TOTAL


 Tradicionalmente a Revista Total divulga uma lista de prefeitos com maiores condições de renovarem os seus mandatos nos pleitos eleitores. A seleção é feita com base em estudos técnicos apontando os gestores, que segundo a Revista, terão suas candidaturas de reeleição bem sucedidas.
 De acordo com a revista, apenas um fato novo nos próximos dez meses poderiam tirar a vitória dos 50 prefeitos destacados na matéria e entre eles estão, os prefeitos Hilário Paulo (PSD – Brejo da Madre de Deus), Edílson Tavares (MDB – Toritama), Romero Leal (PSDB – Vertentes) e Raquel Lyra (PSDB – Caruaru).
Confira o que escreveu a Revista sobre cada um dos prefeitos destacados:
  • Hilário Paulo – Nascido em Brejo da Madre de Deus há 50 anos, foi eleito prefeito em 2016, com 52,36% dos votos válidos, tornando-se o chefe do executivo brejense pela 2ª vez. Hilário já havia assumido a Prefeitura no período de 16 de abril de 2013 a 31 de julho de 2013. Como presidente da Câmara Municipal, ele assumiu o cargo interinamente, por conta da cassação do mandato do prefeito da época, Dr. José Edson de Sousa (PTB). Foram realizadas eleições suplementares e eleito um novo prefeito, Roberto Abrahamian Asfora, que assumiu no dia 01 de agosto de 2013. No dia 21 de agosto de 2014, no entanto, o Dr. José Edson reassumiu o cargo de prefeito por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

 Como presidente da Câmara e prefeito interino, Hilário sabia que a população desejava um prefeito que lhes desse tranquilidade e, ao mesmo tempo, atendesse as suas necessidades. Por isso, ao assumir a Prefeitura no dia 01 de janeiro de 2017, Hilário prometeu para si mesmo e para os munícipes que trabalharia incansavelmente para fazer jus à escolha dos brejenses. Essa promessa foi cumprida. E uma prova disso é que os brejenses querem novamente Hilário como prefeito da cidade e o reelegerão para um segundo mandato, nas próximas eleições municipais, em outubro de 2020.
  • Edílson Tavares – É empresário do ramo de confecções desde a década de 1980, tendo aberto uma das primeiras lavanderias de jeans da cidade de Toritama, numa região escassa de recursos hídricos. Edilson Tavares é presbítero da Igreja Assembleia de Deus, é casado e pai de três filhos.

 Edilson foi fundador da ACIT - Associação Comercial e Industrial de Toritama, com o intuito de fortalecer o segmento e, à frente da associação, promoveu os melhores festivais de jeans do município.
 Convidado pelo Governo do Estado de Pernambuco, Edilson foi presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil de Confecções, uma organização social vincula dá à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo no Polo de Confecções.
 Inconformado com a situação do seu município, em 2016 Edilson Tavares candidatou-se às eleições municipais pelo MDB. Com um discurso inovador, propôs mudanças radicais, sugerindo à população uma gestão eficiente e foi eleito com mais de 37% dos votos válidos.
 Após eleito, imprimiu na cidade o mesmo ritmo de desenvolvimentista empregado na ACIT e em suas empresas. Por conta desse ritmo, a cidade teve crescimento em todos os segmentos e a população reconhece que Edilson atendeu às suas perspectivas e apesar de todas as dificuldades, a melhoria da qualidade de vida dos munícipes melhorou.
 Também a maioria absoluta considera que ele merece e será reeleito no leito municipal de 2020.
  • Romero Leal - Servidor público civil aposentado, foi eleito prefeito de Vertentes, em 2016, com 55,52% dos votos válidos. Mais uma vez no comando de sua cidade natal, Romero tem incrementado várias realizações, em todos os segmentos, cumprindo compromissos de campanha. Além disso, mantém um rígido controle das contas do município, razão pela qual Vertentes, sob a sua gestão, está entre os 10 municípios pernambucanos que cumpriram o percentual de comprometimento da receita com pagamento da folha de pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 Com menos recursos com prometidos com pessoal, sobra dinheiro para investimentos em áreas importantes como Saúde, Educação e Infraestrutura. A Lei de Responsabilidade Fiscal impõe o limite de “alerta e prudencial” para comprometimento da receita com pessoal de 48,60% e 54%.
 A cidade de Vertentes chegou ao patamar de 40,34%, ocupando assim o primeiro lugar entre os 10 melhores municípios na gestão dos recursos públicos.
 “Houve um esforço concentrado de toda nossa equipe para alcançarmos esse resultado. Trabalhamos dentro dos princípios da razoabilidade, por isso somos exemplo de administração conferido pelo controle externo de um dos Tribunais mais conceituados do país. Só compramos com previsibilidade, não temos obras paradas e estamos em dia com os fornecedores e com o funcionalismo”, comemorou o prefeito Romero Leal.
 Outra ação da Prefeitura que é motivo de comemoração por parte do prefeito, sua equipe de secretários e o povo vertentense refere-se à obra do calçamento de cerca de 10 quilômetros da estrada que liga a Chão do Junco o distrito de Serra da Cachoeira. A obra vinha sendo requisitada há muito tempo, pelos moradores dos dois locais, pois vai facilitar o deslocamento da população e o escoamento da produção agrícola, além de facilitar o transporte dos estudantes.
 O prefeito Romero Leal disse que o calçamento da estrada foi uma de suas promessas de campanha. “Vertentes não pode parar”, esse é o lema que vem sendo adotado pelo gestor público, que tem recebido a aprovação de mais de 70 por cento da população do município.
  • Raquel Lyra – Atual prefeita de Caruaru, foi eleita em 2016, com 93.803 votos, o que corresponde a 53,15% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tornou-se, assim, a 1ª mulher prefeita de Caruaru, em seus 159 anos de fundação (completados em 2016).

 Raquel é formada em Direito e pós-graduada em Direito Econômico e de Empresas. Através de concurso público, foi delegada da Polícia Federal, onde atuou até 2005, quando foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado. Disputou sua primeira eleição em 2010, sendo eleita a mais votada de Caruaru e a mulher mais votada do Estado para a ALEPE. Em janeiro de 2011, assumiu a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, na 2ª gestão de Eduardo Campos. Retornou à ALEPE em fevereiro de 2013. Em 2014 foi reeleita com mais de 80 mil votos, sendo, pela segunda vez, a deputada estadual mulher mais bem votada de Pernambuco. Na nova legislatura, foi reconduzida para presidência da Comissão de Justiça. Em 2016, Raquel Lyra foi eleita a primeira mulher prefeita de Caruaru, com mais de 93 mil votos.
 Raquel Lyra é filha de João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco, e Mércia Lyra e é casada com Fernando Lucena, com quem tem dois filhos: Fernando e João. Comemorou o final de 2018 com grandes obras entregues e mais de 140 em andamento na cidade e zona rural. Na área de manutenção, as equipes atuaram em 2018 com um total de 2.454 intervenções, sendo 1.384 com manutenções de calçamento e 1.010 em saneamento. Em dois anos e meio de gestão, Raquel tem muito a mostrar, resultado de uma administração séria e voltada para o desenvolvimento da Capital do Agreste.
 Este ano, entre outras obras, foram entregues a pavimentação do acesso à Vila Andorinha, com quase dois quilômetros de extensão; o Monte Bom Jesus, que teve suas obras iniciadas em 2017, divididas em duas etapas, com investimentos orçados em R$ 1,4 milhão, através de recurso próprio e do Fundo de Desenvolvimento Municipal – FEM.
 Por toda a sua história e por tudo que está fazendo – e ainda vai fazer – por Caruaru, Raquel Lyra se consolida como mais uma prefeita que será reeleita em 2020.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: