CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 6 de outubro de 2019

BLOG AGRESTE NOTÍCIA FAZ COBERTURA DO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHOS TUTELARES DA REGIÃO


 Neste domingo (06) acontece o processo de escolha dos conselheiros tutelares existentes nos municípios brasileiros, eleição que não é diferente nas cidades de Toritama, Vertentes, Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e Brejo da Madre de Deus, essa última, tendo dois processo eleitoral, sendo um para as escolhas dos cinco candidatos do Conselho Tutelar da área da Sede do município e outro para o Conselho Tutelar do Distrito São Domingos.
  Em Toritama, Agreste Setentrional de Pernambuco, 21 candidatos disputam as cinco vagas. Cada eleitor poderá votar em até três dos postulantes.
 Em entrevista concedida ao vivo ao repórter Niedson Lopes – correspondente do Blog na Capital do Jeans – através da FanPage do Agreste Notícia, o promotor de Justiça, Dr. Vinicius Costa, considerou que o processo de escolha dos conselheiros tutelares ocorre dentro da expectativa.
 “Tudo tá transcorrendo tranquilamente, com uma frequência bastante intensa, mas apesar das filas, tudo dentro da normalidade e tranquilidade, tudo bastante organizado, com lisura e transparência”, destacou.
Assista entrevista realizada pelo repórter Niedson Lopes:

 O local escolhido foi a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Protazio Soares de Souza, que fica localizada na Rua Adalgisa Moura no Centro da cidade. Às urnas foram abertas as 8 horas e devem ser fechadas às 17 horas, tendo o eleitor que, apresentar título de eleitor e documento oficial com foto.
 A eleição de Toritama é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 Em Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste Setentrional, duas escolas foram escolhidas como pontos de votações, sendo a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Luiz Alves da Silva e Ivone Gonçalves localizadas na Avenida 29 de Dezembro no Centro da Capital da Moda.
 Pelo menos 29 candidatos concorrem uma das cinco vagas do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe. Cada eleitor tem direito a votar em um dos postulantes, desde que, apresente o título de eleitor e documento oficial com foto.
 De acordo com o presidente do COMDECA – Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Keiton Ferreira, a expectativa é que pelo menos 10 mil dos mais de 56 mil eleitores aptos a votar, compareçam para exercer o seu papel de cidadania.
 “O TRE enviou para o Cartório Eleitoral o caderno dos eleitores aptos a votar e nós contamos com 56.726 eleitores estão aptos a votarem nas 172 seções concentradas nas duas escolas”, pontuou.
Assista entrevista realizada pelo repórter Sidney Lima:

 As urnas em Santa Cruz também foram abertas as 8 horas e devem ser encerradas as 17 horas. O anúncio dos candidatos eleitos será realizado durante a noite, após a contagem.
 Em Brejo da Madre de Deus (Sede), onze candidatos disputam as cinco vagas, enquanto no Distrito São Domingos, são dez postulantes. Nas duas comunidades cada eleitor pode votar em até 5 candidatos.
 O repórter Sidney Lima conversou ao vivo através da FanPage do Agreste Notícia, com a administradora da Escola Municipal São Domingos, Geórgia Oliveira, que informou que a movimentação tá sendo muito tranquila e atendendo a expectativa, mesmo as abertura das urnas tendo ocorrido com cerca de 20 minutos de atraso.
 “Estamos tendo o apoio dos Guardas Municipais que estão dentro do prédio, tá tudo transcorrendo normal, existem aquelas picuinhas, coisinhas pequenas que tem em toda eleição, que é normal de acontecer, mas o apoio tá sendo muito bom”.
 O advogado Dr. Tarcísio Assis, que representa o COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – fez um balanço de todo processo de escolha dos candidatos e esclareceu fatos do porquê que alguns dos postulantes tiveram suas candidaturas indeferidas.
 “O Brejo tem uma resolução que é baixada e permitido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – que cada município faz seu regramentos para o processo de escolha do Conselho Tutelar. Aqui no Brejo, como em outras cidades da Região, como é o caso de Jataúba, existe um prova para medir o conhecimento de cada candidato em cima do ECA, onde no próprio Edital é claro que esse processo é classificatório, onde se o candidato não atingir a média, ele automaticamente é eliminado do processo de escolha”.
 A expectativa, segundo o COMDICA, é que em São Domingos cerca de 1.500 eleitores compareçam as urnas de votação.
Assista entrevista realizada pelo repórter Sidney Lima:

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: