CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

terça-feira, 3 de setembro de 2019

PACOTE DE MEDIDAS CRIADO PARA FORTALECER ECONOMIA DO POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE É DESTACADO POR DIOGO MORAES NA ALEPE


 Na sessão plenária desta terça-feira (03), o deputado estadual Diogo Moraes subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para repercutir o pacote de medidas anunciadas pelo Governo de Pernambuco para fortalecer o Polo de Confecções do Agreste. A notícia foi comemorada pelo parlamentar, que acredita que a iniciativa deve mudar o futuro das cidades que integram aquele setor.
 Em seu discurso, o deputado explicou que a iniciativa é fruto da “Missão Desenvolvimento”, projeto lançado pela secretaria de desenvolvimento econômico no primeiro semestre de 2019. No pronunciamento, Moraes detalhou que as ações serão divididas em três frentes integradas.
 “A primeira é a instalação da Câmara Setorial Têxtil e de Confecções, para discutir a conjuntura e as soluções do segmento; a segunda foca na interiorização das ações do Marco Pernambucano da Moda, que passará a ter protagonismo regional; e o terceiro eixo é a criação do Comitê Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Têxtil (FUNTEC), orçamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que passará a ter gestão compartilhada com a iniciativa privada e prefeituras das cidades que mais contribuem com o fundo”.
 Para Diogo, a criação do comitê deliberativo do setor coloca o poder de decisão também, em empresas e prefeituras, na forma de como serão gastos os recursos do fundo de desenvolvimento da cadeia têxtil.
 “O FUNTEC foi instituído há quase dez anos, por lei estadual para fomentar o segmento. A atualmente, a arrecadação de 0,27% do ICMS antecipado pelas indústrias garante cerca de R$ 700 mil por ano ao fundo. As ações são executadas pelo núcleo gestor da cadeia têxtil e de confecções de Pernambuco, organização social privada, instituída em 2012, para promover a interlocução entre poder público, empresas, academia e entidades de apoio ao setor”, detalhou.
 “Hoje, o Polo Têxtil e de Confecções concentra uma das principais atividades econômicas do agreste pernambucano, com faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. Quero de parabenizar o Governo do Estado por reconhecer esse potencial econômico do Polo de Confecções e enxergar ali novas oportunidades. Nunca tive dúvidas da capacidade da nossa região, sobretudo do povo guerreiro, trabalhador e criativo que temos. Através deles é que construiremos cada vez mais um polo fortalecido”, afirmou Diogo Moraes.
 Do lado privado da iniciativa, estarão as três principais associações do setor nos municípios de Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP, ACIT e ACIC), além dos Sindicatos Estaduais da Indústria do Vestuário (SINDVEST) e da Indústria Têxtil (SINDITÊXTIL). Três representantes das prefeituras de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, cidades que mais contribuem para o FUNTEC, também terão assento.
 “Dessa forma, a criação desse comitê vai dar mais autonomia e liberdade no poder de decisão de ações para os empresários e a gestão das cidades, que pensam em como melhorar os negócios ou seja, a colaboração e ideia de vários entes poderá contribuir para o melhor desempenho das atividades do setor têxtil no polo de confecções do agreste”, destacou o deputado.
 O pronunciamento do deputado contou com apartes dos deputados Tony Gel e Erick Lessa, que parabenizaram a abordagem do tema e a iniciativa voltada para a região têxtil.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: