CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 12 de julho de 2019

VATICANO NOMEIA NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE CARUARU


 O Papa Francisco nomeou na quarta-feira (10), Dom José Ruy Gonçalves Lopes, como novo bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele vai substituir Dom Bernardino Marchiò, que renunciou a função após completar 75 anos, seguindo uma determinação da Igreja Católica.
 Dom José Ruy tem 52 anos e é natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. O bispo é pós-graduado em teologia moral.
 Ainda como padre, atuou em Salvador-BA e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Em 7 de setembro de 2012, Dom José Ruy foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Jequié-BA. Ele será o quinto bispo da Diocese de Caruaru e irá tomar posse no dia 21 de setembro.
Renúncia - Dom Bernardino Marchiò renunciou ao cargo em setembro de 2018, após completar 75 anos e enviar uma carta ao Vaticano. Ele seguiu uma determinação do Código de Direito Canônico, que pede que todos os bispos com 75 anos renunciem ao episcopado.
 Após a renúncia, Dom Dino seguiu como “Nunc Pro Tunc”, o que permitiu a ele continuar exercendo as funções de bispo normalmente até a nomeação do substituto. Ele seguirá como bispo até a posse de Dom José Ruy. Após a solenidade, Dom Dino passa a atuar como bispo emérito, sem obrigações com a Diocese de Caruaru.
 Dom Bernardino Marchiò é natural de Busca, na Itália. Foi ordenado padre em 29 de junho de 1968 e depois bispo em 29 de junho de 1991. Na função, ele atuou em Pesqueira e depois foi transferido para Caruaru, onde está desde 2003.
 Esse será o segundo caso em que um bispo de Caruaru renúncia e se torna emérito. O mesmo aconteceu com Dom Augusto Carvalho, em 1992.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: