CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 8 de maio de 2019

FILME ‘A PARTEIRA’ É ELEITO O MELHOR PELO JÚRI POPULAR DO 12º CURTA TAQUARY


 A Parteira – com direção de Catarina Doola CULTURA,  n – foi eleito o melhor filme pelo júri popular da 12ª edição do Curta Taquary. A película também ganhou como Melhor Filme e Melhor Atriz [Donana – Ana Valcacio] da Mostra Brasil. O enredo mostra o cotidiano de Donana, parteira profissional do município de São Gonçalo do Amarante, no interior do Rio Grande do Norte. O festival de curtas-metragens aconteceu entre os dias 22 e 27 de abril, em Taquaritinga do Norte, Agreste Setentrional de Pernambuco.
 O curta-metragem pernambucano EntreMarés levou os prêmios de Melhor Filme; Melhor Direção [Anna Andrade]; Melhor Edição [Caio Sales]; Melhor Roteiro [Anna Andrade] e Melhor Trilha Sonora [Hugo Coutinho e Iezu Kaeru] da Mostra Primeiros Passos. O documentário retrata as relações de mulheres pescadoras da Ilha de Deus com a atividade como sustento das famílias, além da transformação geográfica do local nos últimos dez anos.
 O Prêmio Cineclubista FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) foi para o filme Eu, minha mãe e Wallace (RJ), que também venceu como Melhor Direção de Fotografia [Safira Moreira] da Mostra Brasil. A Federação concedeu menção honrosa a Coração do Mar (SP), também premiado como Melhor Filme [direção de Rafael Nascimento] e Melhor Ator [Murilo Farias] da Mostra Universitária e Aos de ontem, aos de sempre (CE), que levou ainda o prêmio de Melhor Direção [Elvis Pinheiro, Jaildo Oliveira, Laryssa Raphaella, Livia Agra, Raquel Morais e Ravi Carvalho] da Mostra Dália da Serra.
 Aos de ontem, aos de sempre também recebeu menção honrosa da ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas/ Associação Pernambucana de Cineastas). A menção foi também concedida a Historinhas Nana & Nilo: alegria do Jongo (RJ) e Majur (MT). Já o Prêmio ABD/APECI foi para o filme Thinya (PE). A lista completa dos premiados em cada mostra pode ser conferida aqui: www.curtataquary.com.br/premiados-12o-curta-taquary/.
Curta Taquary - Com o tema “Ancestralidade e a Formação do Povo Brasileiro”, esta edição consolidou o festival como forte espaço para a difusão da produção audiovisual do Brasil e da América Latina. O 12º Curta Taquary teve 753 inscritos, sendo 90 selecionados e exibidos nas sete mostras competitivas e nove paralelas. Participaram representantes de 19 estados brasileiros, das cinco regiões, além do Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, México, Canadá e Líbano. É por isso que, segundo a organização do festival, a proposta do Curta Taquary é fortalecer a oferta de cinema independente e levar ao público novas experiências e questionamentos, que tragam reflexão e apontem novos olhares sobre temas que precisam ser repensados.
 Com a primeira edição em 2005, o Curta Taquary fez mais de 1.500 exibições para um público superior a 50 mil pessoas, sendo o festival de curtas mais antigo do interior de Pernambuco, segundo o idealizador do evento, Alexandre Soares.
 “A partir do Curta Taquary, outros festivais começaram a acontecer na região. Essa rede foi fortalecida. Vários filmes aconteceram aqui no Agreste. Nos últimos 12 anos, temos produzido longas, curtas e séries de TV. O cenário hoje é um pouco diferente de antes dos festivais e das políticas públicas acontecerem”, enfatizou.
 Este ano, o Curta Taquary é o terceiro evento de audiovisual realizado no interior Estado. O primeiro foi a Mostra Canavial de Cinema – que percorreu oito municípios da Zona da Mata Norte, no mês de janeiro. O segundo foi o Curta na Serra, em Bezerros, durante a Semana Santa. Outros irão ocorrer, ao longo do ano, em municípios como Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Orobó e Triunfo.
 O Curta Taquary surgiu do desejo de reacender a magia da sétima arte na população que vivenciou os tempos áureos do cinema de rua, na década de 80.
 “Depois que o cinema fechou, eu comecei a produzir curtas. Em 1997, fiz um longa junto com outras pessoas e acabamos exibindo, por duas sessões, no mesmo cinema no qual assistíamos filmes quando criança. As sessões foram lotadas e foi emocionante ver uma história nossa sendo contada. A partir daí, começamos a fazer curtas-metragens”, confidenciou Alexandre Soares.
 O idealizador do festival relata ainda que, na década de 80, era comum as pessoas irem ao cinema. Foi quando, segundo ele, se apaixonou pela sétima arte.
 “Sempre gostei de ouvir histórias e, quando as vi sendo contadas em tela grande, decidi seguir a área de cinema. Na década de 90, cinemas de rua passaram a ser fechados e não foi diferente em Taquaritinga do Norte. Foi então que a cultura de ir ao cinema foi acabando. O cinema permaneceu em mim, até que, em 2005, junto com outras pessoas que também gostavam da sétima arte, acabamos criando o Curta Taquary”.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: