CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 14 de abril de 2019

FALTAM 60% DOS MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA DE PERNAMBUCO


 Dos 231 medicamentes que devem fazer parte da lista da Farmácia de Pernambuco, pelo menos 139 estão em falta. A conta espelha uma taxa de desabastecimento de 60% e retrata as queixas frequentes dos pacientes que precisam de medicação para manter sob controle doenças crônicas, transtornos mentais, patologias autoimune, deficiência do hormônio de crescimento e até dores superintensas só aliviadas com morfina. O dado é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que há cerca de três anos abriu inquérito civil público para apurar o desabastecimento.
 “Há momentos em que remédios chegam à farmácia, mas imediatamente a escassez aparece. Medicações para hipertensão arterial pulmonar, por exemplo, já faltaram por cerca de um ano. Ingressamos, então, com a ação judicial para o Estado comprar o remédio. Ao longo do tempo, percebemos que outras medicações apresentam oferta irregular”, destaca a promotora de Defesa da Saúde da Capital, Maria Ivana Botelho, que preside o procedimento sobre a Farmácia do Estado.
 O índice de desabastecimento, segundo ela, vem da lista disponibilizada pelo governo estadual mensamente para que o MPPE acompanhe a oferta das medicações.
 “Essa relação é a mais atual, de fevereiro. Ainda vamos receber a de março. O secretário estadual de Saúde (André Longo) nos garantiu que a disponibilidade de medicamentos é uma das prioridades da gestão. Vamos ter audiência no fim deste mês para debater questões relativas à falta de remédios”, frisou.
 A Promotora ainda acrescenta que, durante o encontro, o MPPE discutirá atitudes que o Estado possa tomar para garantir a normalidade do estoque. Ela ainda reconhece que o subfinanciamento da Saúde é um dos fatores que comprometem a oferta de medicações.
 “Já fizemos audiência com fornecedores. Eles alegam não ter condições de se manter com o débito do Estado, que paga a alguns em atraso e continua em dívidas com outros”, diz Maria Viana.
 Desde janeiro, assim que assumiu o cargo de secretário de Saúde, André Longo, sinaliza reconhecer o problema do desabastecimento.
 “Por mês, são desembolsados R$ 5 milhões para a compra de medicamentos. Admitimos que é insuficiente. Estamos criando logística que otimize o processo de compras. Queremos criar um consórcio para que os estados do Nordeste façam compras compartilhadas, em grande escala, para alcançarmos economicidade perante os fornecedores”, informa Longo.
 O secretário acrescenta que estão em pauta outros projetos para a farmácia, como a criação de um aplicativo para o cidadão verificar a disponibilidade dos medicamentos sem ter que ir ao estabelecimento.
 “Também estudamos a possibilidade de melhorar a distribuição dos insumos, com entrega em domicílio”, completou.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: