CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

terça-feira, 2 de abril de 2019

COM RISCO DE ROMPIMENTO, PREFEITURA DO BREJO INICIOU PROCESSO DE ESVAZIAMENTO DA BARRAGEM DO SÍTIO CAVALO RUÇO


 Com um grave risco de rompimento da barragem do Sítio Cavalo Ruço localizado na zona rural do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, a Prefeitura Municipal iniciou durante o dia de ontem (segunda-feira) diversas medidas para evitar uma possível tragédia que atingiria dezenas de famílias da localidade. 


 O fato é que, o manancial construído em 1998 e com capacidade de armazenar aproximadamente 100 mil metros cúbicos, atingiu 100% e chegou a verter, entretanto, durante a madrugada da segunda-feira (01), moradores informaram a Defesa Civil e a Secretaria de Obras do Brejo da Madre de Deus ter ouvido um forte barulho na barragem e então, o prefeito Hilário Paulo (PSD), juntamente com engenheiros, secretários e equipe técnica fizeram uma vistoria e constaram os risco de rompimento do reservatório que não tem nenhuma comporta.
 Ainda de acordo com a perícia feita pelo engenheiro da Prefeitura, a represa da barragem foi construída em cima de rochas, sem nenhuma escavação, o que aumentou os riscos, já que com o volume de água recebido nos últimos dias, a represa acabou se deslocando, provocando várias vazamentos e rachaduras.
 De imediato foi instalada uma sirene para em caso de rompimento, alertar os moradores das áreas de risco e equipe da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher trabalharam para cadastrar e orientar as famílias que moram em locais que seriam atingido em caso de rompimento.
 Ainda de acordo com a Prefeitura, foi montado um plano de emergia, para em qualquer situação atípica, as famílias que não tivesse para onde ir, serem abrigadas em quadras poliesportivas do município.
 Foi ainda iniciado o processo de esvaziamento da barragem do Sítio Cavalo Ruço que até o final da tarde, já havia reduzido o volume de água, quase pela metade.
Assista o vídeo:

 Confira nota enviada pela Secretaria Executiva de Comunicação do Brejo da Madre de Deus:
 A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus através do presente, informa que, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 1° de Abril, recebeu a notícia do surgimento de rachaduras e vazamentos na barragem do Sítio Cavalo Ruço localizada na zona rural do município que se encontrava com 90% de sua capacidade que é de aproximadamente 100 mil metros cúbicos.
 De imediato, todos os órgãos competentes foram notificados pela Defesa Civil que toma as devidas providências para resolver o problema, tendo inclusive iniciado o processo de esvaziamento do manancial.
 Para evitar qualquer fatalidade com um eventual rompimento da barragem, foi instalado uma sirene para alertar as famílias que moram em áreas de risco.
 A Prefeitura também conta com um plano de emergência, onde caso seja necessário evacuar a área, as famílias que não tiverem para onde ir, serão abrigadas em uma quadra poliesportiva do município.
 Vale ressaltar que, o prefeito Hilário Paulo determinou total apoio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Cidadania e Mulher; Educação e Obras, e tem acompanhado de perto todo processo de análise da situação.
 Acompanhado de engenheiros, secretários e equipe técnica, o prefeito Hilário esteve vistoriando a situação da barragem na tarde de hoje e confirmou que as medidas que já foram adotadas diminuíram o volume de água quase pela metade.
 A Barragem do Sítio Cavalo Ruço foi construída em 1998 e não tem nenhuma comporta.
Atenciosamente
Secretaria Executiva de Comunicação
Prefeitura do Brejo da Madre de Deus
Juntos Construindo o Futuro!
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: