CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 1 de março de 2019

HUMBERTO PROPÕE QUE BACIA DO RIO CAPIBARIBE SEJA INCLUÍDA NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA CODEVASF


 Defensor das políticas públicas que promovem o desenvolvimento regional no país, principalmente no Nordeste e em Pernambuco, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), apresentou um projeto de lei, na última segunda-feira, que inclui a bacia hidrográfica do Rio Capibaribe na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
 Segundo ele, a inclusão da área, que abrange um total de 42 municípios, vai contribuir para o crescimento econômico e social da região e permitirá um melhor planejamento das ações da CODEVASF na localidade, onde a companhia já atua parcialmente com o projeto de integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional. 
 “Estamos propondo que haja uma lei para explicitar a presença da CODEVASF nessa região e acrescentar o restante da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe a sua área de atuação. Em particular, as ações do órgão voltadas para a inclusão produtiva beneficiarão as camadas mais pobres e contribuirão para a redução dos alarmantes níveis de desigualdade que se observam em nosso país”, resumiu Humberto.

 O senador explicou que a companhia, criada em 1974 para atuar apenas na bacia hidrográfica do rio que lhe emprestou o nome, já ampliou a sua área de atuação diversas vezes ao longo do tempo. 
 Em 2000, por exemplo, por meio de lei, a CODEVASF passou a atuar também no Vale do Rio Parnaíba, localizado em parte dos estados do Piauí e do Maranhão. Em 2018, uma proposta incluiu as bacias hidrográficas dos rios Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu.
 O parlamentar ressalta que o Rio Capibaribe é uma importante fonte de vida em Pernambuco. O rio nasce no limite dos municípios de Jataúba e Poção, percorre 280 quilômetros por vários centros urbanos, servindo de corpo receptor de resíduos industriais e domésticos, até chegar à sua foz, no Recife. Vários reservatórios estão localizados no curso d’água.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: