CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quinta-feira, 14 de março de 2019

DIOGO MORAES E DILSON PEIXOTO DISCUTEM AÇÕES PARA SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE E REGIÃO


 Na terça-feira (12), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) tratou de demandas relacionadas aos municípios do Agreste, entre eles, Santa Cruz do Capibaribe, em reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, com o gestor da pasta, Dilson Peixoto.
 Acompanhado pelo pré-candidato a prefeito Fernando Aragão, do vereador Carlinhos da Cohab e do suplente de vereador Zome, os representantes falaram das necessidades da região. Na pauta, pleitos de recuperação de barragem, construção de poços e sistemas simplificados de água, apoio na realização da 5ª edição da Expogana e outros.
 No encontro, ficou acertado que uma nova data será marcada para Dilson repassar ao parlamentar tudo que será viável atender, já que alguns precisam de estudo do Órgão.
 Segundo Diogo Moraes, o que for conquistado para Santa Cruz do Capibaribe, também será possível compartilhar com cidades como Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus.
 Na ocasião, o deputado Diogo Moraes aproveitou para parabenizar Dilson Peixoto pelo cargo na pasta de Desenvolvimento Agrário, destacando a sua importância para quem trabalha e mora no interior.
 “Também me coloco à sua disposição, secretário, para qualquer demanda na Assembleia Legislativa de Pernambuco”, pontuou Diogo.
 O parlamentar explicou o cenário local, as principais dificuldades e sugeriu algumas soluções, a exemplo da solicitação da recuperação da barragem Pedra da Nega, localizada no Distrito Pará. Construída há cerca de 60 anos, a barragem, quando acumula água com as chuvas, beneficia diversos povoados da região, sendo utilizada para o cultivo familiar.
 “Sobre este pleito, Dilson Peixoto informou que vai analisar a viabilidade de intervenção em parceria com outro órgão estadual”, comemorou Diogo.
 Também foi solicitada a limpeza no Açude de Poço Fundo, também em Santa Cruz do Capibaribe, com capacidade para 28 milhões de m²; a ampliação do fornecimento de leite de vaca por meio do programa do governo Federal; a perfuração de poços na zona rural de Santa Cruz, a exemplo de Poço Fundo; a cessão de tratores do IPA em período mais correto para o plantio; e envio de sementes; além de apoio na realização da 5ª edição da Expogana, exposição de animais da Magana, sítio localizado na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.
 Sobre o fornecimento de leite, Dilson Peixoto informou que o convênio com o Governo Federal está próximo de ser renovado. Com isso, será viável incluir novas associações aptas para o benefício. Já com relação à construção de poços, o gestor da pasta adiantou que o programa Água Para Todos, também em convênio com o Governo Federal, possibilitará a construção de sistemas simplificados de água (SSA) e pequenas barragens.
 “Quando o convênio estiver renovado, atenderemos este pleito”, afirmou.
 Um dos pleitos mais importantes para a zona rural, a passagem de tratores foi um dos pontos defendidos.
 “Antes os tratores chegavam muito próximo das chuvas. Pedimos para diminuir esses intervalos de passagem de tratores, além de programar para ir mais cedo, antes do inverno. Outro pleito, as sementes para plantio, que chegaram muito tarde em 2018”, disse Diogo.
 Neste ponto, o secretário informou que o programa do Governo Federal “Terra Pronta”, que garantia oferta de horas/máquina de tratores não existe mais. Diante disso, a secretaria está levantando o maquinário existente para avaliar como ajudar os municípios. Quando tiverem a quantidade de tratores, serão definidos e Santa Cruz do Capibaribe será beneficiada.
 “Sobre as sementes, a entrega deve ocorrer ainda neste mês, devemos anunciar em breve a entrega”, afirmou Dilson.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: