CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CASOS DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS SÃO ALARMANTES EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE



 Não é de hoje que o número de pessoas com IST – infecções sexualmente transmissíveis – na cidade de Santa Cruz do Capibaribe é alarmante. A questão é que são informações mantidas em sigilo, um tema considerado como tabu que não entra nas rodas de discussões diárias. Um debate relegado ao esquecimento por medo e receio das autoridades, família e entidades.
 Para se ter uma ideia, em 2018 tivemos 1 caso de HIV confirmado para cada 48 exames realizados em homens e 1 caso de HIV confirmado para cada 240 exames realizados com mulheres.
 Quando o assunto é sífilis os números foram mais alarmantes ainda. Em média 1 caso confirmado para cada 11 homens e 1 caso confirmado para cada 26 mulheres.
Confiram os números constatados pelo centro de testagem e aconselhamento/serviço de atendimento especializado:

HIV - É a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.  As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
 Ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
SÍFILIS – É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Blog do Melqui

Nenhum comentário: