CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

“ESTAMOS SENDO PERSEGUIDOS PELOS FISCAIS”, DIZ AMBULANTES QUE TRABALHAM NA FEIRA DO JEANS EM TORITAMA


 Pelo menos quatro ambulantes que tiveram mercadorias apreendidas na Feira do Jeans em Toritama, procuraram o Blog Agreste Notícia e relataram que estariam sofrendo uma suposta perseguição por parte de fiscais da Prefeitura Municipal que atuam na feira livre de confecções.

 “Somos perseguidos, estamos sendo ameaçados, esses fiscais que na feira trabalham, são despreparados não são capacitados, é só chegar e abordar como se fossemos bandidos, trabalho em Toritama há mais de 15 anos, queremos espaço para trabalhar, a feira é livre, a feira é pra o povo trabalhar, não atrapalha ninguém e tem um amigo meu que tomaram a mercadoria dele semana passada”, desabafa o ambulante Márcio.
 Wellington é mais um dos ambulantes que se sentem perseguidos e teve sua mercadoria apreendida na semana passada.
 “Esse prefeito tá com uma perseguição implacável com os vendedores ambulantes, prenderam minha mercadoria, me deixaram fora de circulação. Que se levante alguma autoridade e que parem de perseguir a população mais fraca”.
 De acordo com os denunciantes, suas mercadorias não são roupas, então, consequentemente, não faz concorrência com as pessoas que têm bancos ou loja.
 “Vendo alumínio e os fiscais não nos deixam trabalhar, todo mundo precisa trabalhar, o desemprego é grande e o prefeito não deixa nós trabalharmos. Fomos proibidos de vender nas carroças, agora nem vender nossa mercadoria na mão, não estamos podendo mais trabalhar”, relata o ambulante Éder.
 Outro ambulante chegou a propor, que, se fosse para pagar alguma taxa para poder vender, estariam dispostos a contribuir.
 “Se for preciso pagarmos uma taxa para trabalhar, não tem problemas, faz um credencial com autorização, que der para nós pagar e nos deixe trabalhar em paz, sem precisar de estar trabalhando como bandidos, trabalhamos em Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, lá não existe esse tipo de problema, é tudo legalizado, cobra o imposto, o povo paga imposto, cobra taxa do alvará. Somos cidadãos de bem, e somos honestos”.
 A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toritama que através de uma nota que é livre o acesso de ambulantes sejam com carroças ou mesmo vendendo na mão, mas que é estabelecido algumas normas.
Nota de Esclarecimento - Informamos que na Feira do Jeans, o vendedor ambulante é livre para comercializar os seus produtos na mão e em carroças. O vendedor dessa categoria precisa, entretanto, ficar atento a algumas restrições. Como por exemplo: Não obstruir a passagem dos pedestres nos corredores da feira, não se fixar por longo tempo, em frente aos pontos de vendas de roupas, nos locais de estacionamento, de passagem dos ônibus e demais veículos, com os produtos na mão. Não abordar os compradores ao desembarcar, ou seja, na porta dos ônibus e vans. O comerciante em carroças pode comercializar livremente, desde que esteja em movimento.
 É um equívoco dizer que há ameaças, o que na verdade há por parte dos orientadores e organizadores da feira são orientações e advertências, diante das situações que envolvam estas restrições. Uma feira organizada exige fluidez nela, todos precisam ter direitos e deveres. Vale lembrar que, desde 24 de outubro de 2017, a partir de uma audiência pública realizada com o envolvimento do Ministério Público, a Prefeitura de Toritama reservou uma área de apoio pavimentada e coberta para os vendedores ambulantes.
 Aos que deseja oficializar cadastro na Feira do Jeans, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está aberta, no prédio da Prefeitura de Toritama, às margens da BR-104, próximo ao Parque das Feiras das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de terça a sexta-feira.
Prefeitura de Toritama
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: