CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

SEM NEGOCIAÇÃO, GUIAS DO PIAUÍ, PARÁ E MARANHÃO SEGUEM CAMPANHA CONTRA O POLO DAS CONFECÇÕES


 Após uma semana sem negociação, com muitas informações distorcidas, principalmente por parte de alguns meios de comunicação da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, os guias dos estados Maranhão, Piauí e Pará, seguem em campanha que atinge diretamente o Polo das Confecções e gravaram vários vídeos com dezenas de compradores que deixaram de vim ao Moda Center Santa Cruz, ao Parque das Feiras de Toritama e a Feira de Caruaru.
 O fato que é, os guias de Turismo Comercial que integram a AGTURCO – Associação dos Guias de Turismo Comercial do Norte e Nordeste – denunciam uma suposta perseguição semelhante a que ocorreu em 2016, por parte da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (SEFAZ-PE), que segundo eles, estão todas as semanas saindo do Posto Fiscal em Orobó para fazer fiscalização em Salgueiro, rota dos ônibus e carretas que saem do Polo das Confecções.
 “Há prova nítida que estão nos perseguindo, é que esses fiscais saem de Orobó para Salgueiro justamente nos dias que deixamos o Moda Center para retornarmos aos nossos estados, então, nos fiscalizam, se recusam a aceitar muitas notas emitidas no Moda Center e ainda aplicam multas com preços exagerados, muitas vezes colocando a mercadoria mais caras do que foi adquirida no Moda Center”, desabafou um dos guias do Pará em um grupo de WhatsApp ao discutir com o ex-sindico do Moda Center, Valmir Ribeiro.
Quem está distorcendo os fatos? – Outro fato que piorou e muito a relação dos guias comerciais e os confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe, foi algumas pessoas e meios de comunicação da cidade que têm vínculos financeiros com o Moda Center, que tentaram distorcer o propósito da greve idealizada pelos guias comerciais, colocando que o movimento era oportunista com o intuito de ‘boicota’ o centro atacadista de confecções santa-cruzense para favorecer o Mucuripe Moda Center em Fortaleza no Ceará, do qual, a presidente da AGTURCO também faz parte da administração.
 “Algumas pessoas aproveitaram disso para tentar distorcer nossa causa. Ao invés de buscarem saídas junto a nossa categoria, preferiram distorcer os fatos para tentar colocar parte da população contra nossa reivindicação, isso sim foi puro oportunismo, pois o fato de irmos ou não à Santa Cruz, não atrapalha e nem favorece Fortaleza, pois todas as semana passamos por Fortaleza e em seguida vamos ao Moda Center Santa Cruz, o que mudou agora, é que, de Fortaleza estamos voltando para não correr o risco de termos nossas mercadorias apreendidas em Pernambuco. Nossa campanha nunca foi contra o Moda Center, mas sim, contra a perseguição do estado com as pessoas que compram lá”, desabafou Shill Souza – presidente da AGTURCO.
 Em meio a tantas informações distorcidas, o clima entre clientes com pessoas da Capital da Moda acirrou e houve muitas palavras pesadas trocadas pelas redes sociais, uma das que mais chamou atenção, foi do santa-cruzense Jorge Aragão que chegou a afirmar que a presidente da Associação não seria mais bem vinda na cidade, porém, voltou atrás depois de ter sido adicionado a um grupo de WhatsApp com pessoas do movimento e acabou compreendendo a luta da categoria, chegando a pedir desculpas e sugerir algumas mudanças na campanha.
 Na oportunidade, Jorge esclarece que se deixou levar com algumas informações distorcidas a respeito da relação de Shill com o Mucuripe Moda Center, mas que agora compreendia as reivindicações dos guias e clientes desses estados destacando inclusive a importância deles para o centro atacadista de confecções.
 Para alguns integrantes do movimento grevista, a informação distorcida foi uma articulação do Moda Center para tentar omitir dos confeccionista o verdadeiro problema, mesmo que isso venha a custar a quebra de relações entre os guias comerciais e empreendimento.
 Vale relembrar que, em 2016, Shill Souza foi uma das pessoas que também enfrentou as fiscalizações da SEFAZ de Pernambuco, culminando na época em uma série de reuniões que resultaram em benefícios fiscais para o Polo de Confecções do Agreste.
 Assim como dessa vez, o Blog Agreste Notícia foi o primeiro a trazer o problema à tona, levando ao conhecimento da Região o que de fato acontecia nos bastidores e os prejuízos que isso poderia causa a cidade que perdia vários clientes devido ao não planejamento na questão fiscal.
 Na época, a diretoria do Moda Center rateava uma verba com os principais veículos de comunicação da cidade, como ajuda de custos para a divulgação de pautas do próprio Moda Center, cerca de R$ 200,00 (duzentos reais) para cada Blog, entretanto, após algumas discussões, devido a diretoria entender na época que o Blog não deveria ter divulgado o problema e em retaliação, cortou o Agreste Notícia que mesmo assim, continua de forma voluntária, desde então, a divulgar as pautas enviadas por sua assessoria.
 Com tudo fica as perguntas: A quem interessa omitir ou distorcer o problema? Qual será o prejuízo que isso possa causar a cidade, caso esse impasse não é resolvido? Com exceção da deputada Alessandra Vieira, porque nenhuma outra autoridade ou representantes do Moda Center não estão buscando conversar com a categoria? Porque esse tipo de fiscalização estão acontecendo apenas em dias de Feira e com direcionamento aos clientes do Moda Center Santa Cruz?
 A feira dessa semana, no Moda Center Santa Cruz não sentiu maior efeito do problema devido à alta temporada onde houve um acréscimo considerável no número de excursões vindas de diversos estados do Brasil, entretanto, dos estados do Maranhão, Piauí e Pará, foram muito poucos, ou praticamente nenhum, já que em passagem ontem (domingo) pelo estacionamento do parque foi possível observar as placas dos ônibus que na grande maioria era dos estados da Bahia, Minas Gerais, Espirito Santo e outros estados. Fica a preocupação de como serão as feiras ao termino da alta temporada, caso tal problema não seja sanado, sabendo que muitas dessas excursões que evitam agora vim a Santa Cruz passavam o ano todo frequentando a cidade e comprando nossas mercadorias.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: