CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

VANTAGEM DE BOLSONARO CONTRA HADDAD CAI DE 18 PARA 14 PONTOS PERCENTUAIS SEGUNDO IBOPE



 O IBOPE divulgou na terça-feira (23) o resultado da segunda pesquisa do instituto sobre o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado entre domingo (21) e terça-feira (23) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
 Nos votos válidos, a diferença entre os dois candidatos caiu de 18 para 14 pontos percentuais, já que no levantamento anterior Jair Bolsonaro (PSL) liderava as intenções de votos com 59% contra 41% de Fernando Haddad (PT). Na pesquisa divulgada ontem, o Socialista Liberal continua a frente do Petista, mas oscilou negativamente para 57%, enquanto seu adversário aumentou 2 pontos e agora aparece com 43%.
 Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Votos totais - Nos votos totais, quando se considera os votos Brancos/nulos e os que se declaram Indecisos, Jair Bolsonaro tem 50% e Fernando Haddad (PT), 37%. Os que demonstram o interesse de votar Branco/nulo são 10% e 3% Não sabem/não responderam.
Rejeição - A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O IBOPE perguntou: "Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele?"
JAIR BOLSONARO
  • Com certeza votaria nele para presidente - 37%
  • Poderia votar nele para presidente - 11%
  • Não votaria nele de jeito nenhum - 40%
  • Não o conhece o suficiente para opinar - 11%
  • Não sabem ou preferem não opinar - 2%

FERNANDO HADDAD
  • Com certeza votaria nele para presidente - 31%
  • Poderia votar nele para presidente - 12%
  • Não votaria nele de jeito nenhum - 41%
  • Não o conhece o suficiente para opinar - 14%
  • Não sabem ou preferem não opinar - 2%

Votação espontânea - O Ibope também apresentou a intenção de voto espontânea, quando o entrevistado aponta em quem pretende votar sem a apresentação dos nomes dos candidatos.
 Nesse cenário Jair Bolsonaro aparece com 42% das citações, enquanto Fernando Haddad foi citado por 33% dos entrevistados. No levantamento anterior, o candidato do PSL tinha 47% e o do PT 31%.
Expectativa de vitória - O instituto também apontou a “expectativa de vitória”, independentemente da intenção de voto. 69% dos entrevistados acreditam em uma vitória de Jair Bolsonaro e 21% em uma eventual vitória de Fernando Haddad. Os que Não sabem ou preferem não opinar representam 9%.
Sobre a pesquisa
 A pesquisa contratada pela TV Globo e “O Estado de S.Paulo” foi realizada de 21 a 23 de outubro em 208 municípios brasileiros. Foram ouvidos 3010 eleitores e o levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR07272/2018.
 O nível de confiança do levantamento é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: