CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PRIMEIRA PESQUISA DATAFOLHA NO SEGUNDO TURNO APONTA BOLSONARO COM 58% E HADDAD COM 42% DAS INTENÇÕES DE VOTOS VÁLIDOS



 O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (10) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado nesta quarta, dia 10 e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
Nos votos válidos – Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
 No levantamento que foi encomendado pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 58% contra 42% de Fernando Haddad (PT).

Votos totais – O Datafolha também divulgou os percentuais dos votos totais, quando inclui os Brancos, Nulos e Indecisos. Bolsonaro tem 49% das intenções de votos, enquanto Haddad foi citado por 36% dos 3.235 eleitores entrevistados em 227 municípios brasileiros pelo Instituto.
 Os que demonstraram interesse de votar Branco/nulo/nenhum representam 8% e 6% não souberam ou não opinaram.
Apoio dos candidatos - O Datafolha também levantou a opinião dos entrevistados sobre o apoio dos presidenciáveis que disputaram o primeiro turno.
MARINA SILVA (REDE)
Quando perguntado se o apoio de Marina Silva a um candidato a presidente no segundo turno da eleição deste ano influenciaria o entrevistado. 11% disseram que poderiam votar nesse candidato, enquanto 11% afirmaram que não votariam nesse candidato e para 72% seria indiferente. Apenas 6% Não souberam/não responderam.
 O Datafolha também perguntou a opinião do eleitor, sobre qual dos dois candidatos Marina Silva deveria apoiar no segundo turno. Para 43% a candidata da Rede Sustentabilidade no primeiro turno deveria aderir à campanha de Fernando Haddad, enquanto 38% acham que deveria apoiar Jair Bolsonaro.
CIRO GOMES (PDT)
 21% disseram que o apoio de Ciro Gomes (PDT) poderia influenciar seu voto e 11% disseram que não votariam no candidato dele. 63% dos entrevistados declararam que seria indiferente. Somente 4% dos eleitores não responderam.
 Já quando o assunto é o apoio de Ciro, para 46% acham que deveriam ser direcionado ao candidato Petista, outros 40% dizem que o apoio de Gomes que ficou na terceira posição no primeiro turno, deveria ser concedido ao Socialista Liberal.
GERALDO ALCKMIN (PSDB)
 O apoio de Geraldo Alckmin deve levar o eleitor a votar no candidato para 14% e 13% disseram que não votariam no candidato apoiado pelo Tucano, enquanto para 69% o apoio dele seria indiferente. Nesse caso, 4% também não souberam/não responderam.
 O Datafolha também perguntou na opinião do eleitor, qual dos dois candidatos Geraldo Alckmin deveria apoiar no segundo turno. 46% disseram Jair Bolsonaro e 37% Fernando Haddad.
Momento de decisão do voto - O instituto perguntou em que momento o entrevistado decidiu seu voto no primeiro turno. Os resultados foram os seguintes:
PRESIDENTE
- Pelo menos um mês antes: 63%
- 15 dias antes: 10%
- Uma semana antes: 8%
- Na véspera: 6%
- No dia da eleição: 12%
GOVERNADOR
- Pelo menos um mês antes: 49%
- 15 dias antes: 12%
- Uma semana antes: 12%
- Na véspera: 9%
- No dia da eleição: 17%
SENADOR
- Pelo menos um mês antes: 42%
- 15 dias antes: 13%
- Uma semana antes: 13%
- Na véspera: 10%
- No dia da eleição: 22%
DEPUTADO FEDERAL
- Pelo menos um mês antes: 45%
- 15 dias antes: 11%
- Uma semana antes: 13%
- Na véspera: 10%
- No dia da eleição: 20%
DEPUTADO ESTADUAL
- Pelo menos um mês antes: 47%
- 15 dias antes: 11%
- Uma semana antes: 13%
- Na véspera: 10%
- No dia da eleição: 20%
 A pesquisa que foi registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral: BR-00214/2018 tem um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: