CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 7 de outubro de 2018

PESQUISA IBOPE APONTA VITÓRIA DE PAULO CÂMARA NO PRIMEIRO TURNO


 Pesquisa Ibope divulgada ontem (sábado) aponta a possibilidade do governador Paulo Câmara (PSB), candidato a reeleição ganhar no primeiro turno. O levantamento tem uma margem de erros de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Votos Válidos - Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
 Paulo Câmara (PSB) tem 51% contra 37% de Armando Monteiro (PTB) que aparece na segunda colocação. Já o candidato da Rede Sustentabilidade, Júlio Lóssio obteve 4% das citações e está tecnicamente empatado com Dani Portela (PSOL) e Maurício Rands (PROS), ambos com 3% cada, bem como com Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU) que têm 1% cada.
Votos Totais – O IBOPE ainda divulgou os percentuais incluindo intenções de votos Brancos/nulos e Indecisos. Câmara lidera a disputa com 41% e é seguido por Monteiro que tem 30% das intenções de votos. Os que disseram votar em Lóssio são 3% mesmo percentual alcançado por Dani Portela.
 Maurício Rands tem 2% e Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana aparecem apenas com 1% cada. Os que demonstraram interesse de votar Branco/nulo são 13% e os que Não souberam ou não responderam representam 6%.
 A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, na terça-feira (02), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.
 O IBOPE também fez uma simulação de segundo turno entre os candidato que ocupam a primeira e segunda posição no levantamento. Paulo Câmara venceria a eleição com 44% contra 38% Armando Monteiro. Os que votariam Branco/nulo em eventual segundo turno representam 14%, enquanto 3% Não souberam ou não responderam a questão.
Rejeição - O Ibope também mediu a taxa de rejeição de cada candidato perguntando ao eleitor em quem ele não votaria de forma alguma. Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%.
 O nível de rejeição de Paulo Câmara é de 34%, enquanto o de Armando Monteiro chega a 30%. Dani Portela é rejeitada por 23% dos entrevistados, enquanto Ana Patrícia Alves, Júlio Lóssio, Maurício Rands e Simone Fontana são rejeitado por 21% cada. Os que disseram que poderia votar em todos os candidatos somam 4% e não sabem ou preferiram não opinar representam 13%.
 Vale destacar que 2.002 eleitores foram ouvidos de 4 a 6 de Outubro. A pesquisa foi registrada no  TRE-PE – Tribunal Regional Eleitoral: PE-01373/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR06946/2018.
 A pesquisa que foi encomendada pela TV Globo e o Jornal do Commercio tem um nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erros.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: