CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sábado, 6 de outubro de 2018

PAULO CÂMARA AMPLIA VANTAGEM SOBRE ARMANDO MONTEIRO, APONTA PESQUISA DATAFOLHA


 A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (04) aponta os percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa estimulada, considerando todas as intenções de votos, inclusive as respostas dos eleitores que se declaram indecisos ou que votariam em branco ou nulo, o candidato a reeleição Paulo Câmara (PSB) aparece com 42%, enquanto o segundo colocado, Armando Monteiro (PTB) tem 28%. Dani Portela (PSOL), Júlio Lóssio (Rede) e Maurício Rands (PROS) estão numericamente empatados com 3% cada. Eles também estão tecnicamente empatados com Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU), ambas obtiveram 1%.
 Os que demonstraram interesse de votar Branco/nulo/nenhum somam 15%, enquanto 4% Não sabem/não responderam.
 Observação: A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, na terça-feira (2), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.
Evolução dos votos totais – Comparando a pesquisa divulgada na última quinta-feira com o levantamento divulgado na sexta-feira (28 de setembro), é possível identificar que o candidato do PSB ampliou a vantagem sob o segundo colocado Armando Monteiro. Paulo cresceu de 38% para 42% nas intenções de votos, já Armando oscilou negativamente de 30% para 28%.
 Dani Portel foi de 2% para 3% e Júlio Lóssio e Maurício Rands se mantiveram com 3% cada, assim como Ana Patrícia Alves e Simone Fontana se mantiveram com 1%. Os que diziam votar em Branco/nulo/nenhum eram 16% e agora são 15%, enquanto os que Não sabem/não responderam passou de 6% para 4%.
Votos válidos - Veja, abaixo, o resultado da pesquisa Datafolha considerando apenas os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Veja os índices:
  • Paulo Câmara (PSB): 52%
  • Armando Monteiro (PTB): 35%
  • Dani Portela (PSOL): 4%
  • Júlio Lóssio (Rede): 4%
  • Maurício Rands (Pros): 3%
  • Ana Patrícia Alves (PCO): 2%
  • Simone Fontana (PSTU): 1%

Rejeição - O Datafolha também mediu a taxa de rejeição dos candidatos. Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%.
 Pela primeira vez Paulo Câmara e Armando Monteiro aparecem com o mesmo nível de rejeição, 32% cada. Dani Portela tem 26% e Ana Patrícia Alves 25%, enquanto Júlio Lóssio, Simone Fontana e Maurício Rands aparecem com 24% cada. Os que rejeita todos/não votaria em nenhum significam 8% e os que afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos representam 3%. Não souberam/não opinaram somam 6%.
 O Datafolha ainda fez uma simulação de segundo entre os candidatos Paulo Câmara e Armando Monteiro. Nesse cenário Paulo venceria e eleição com 46% contra 36% de Armando. Os que disseram que votariam em Branco/nulo são 16% e Não sabem/não responderam 3%.
 A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e o Jornal Folha de São Paulo. O Instituto ouviu 1.482 eleitores em 59 municípios entre os dias 3 e 4 de outubro e registrou a pesquisa no TRE – Tribunal Regional Eleitoral: PE-05100/2018.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: