CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 7 de outubro de 2018

IBOPE APONTA BOLSONARO COM BOLSONARO 41% E HADDAD 25% EM INTENÇÕES DE VOTOS VALIDOS



 O Ibope divulgou ontem (sábado) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Segundo o instituto, desde a pesquisa divulgada no dia 3, e realizada nos dias 1 e 2 de outubro, o primeiro colocado, Jair Bolsonaro, cresceu quatro pontos, enquanto Fernando Haddad, em segundo lugar, oscilou um ponto para baixo.
 A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erros, de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores na sexta-feira (05) e no sábado (06).
Votos válidos – Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
 O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 41% contra 25% de Fernando Haddad (PT). Em terceiro lugar Ciro Gomes (PDT) tem 13% e é seguido por Geraldo Alckmin (PSDB) que tem 8%. A Marina Silva (REDE) e João Amoêdo (NOVO) têm 3% cada e estão tecnicamente empatados com Alvaro Dias (PODE), Cabo Daciolo (PATRI) e Henrique Meirelles (MDB) todos com 2%, além de Guilherme Boulos (PSOL) que tem 1%.
 Os candidatos que não pontuaram foram Eymael (DC), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL).
Votos totais - Nos votos totais Jair Bolsonaro tem 36% contra 22% de Fernando Haddad. Ciro Gomes aparece com 11% e Geraldo Alckmin com 7%. A candidata da REDE, Mariana Silva tem 3% e está tecnicamente empatada com Cabo Daciolo, Henrique Meirelles e João Amoêdo que têm 2% cada, bem como com Alvaro Dias e Guilherme Boulos, ambos com 1%. Eymael, Vera e João Goulart Filho não pontuaram. Os que demonstram interesse de votar Branco/nulo somam 7% e os que Não souberam/não responderam 5%.
Rejeição - O instituto também aferiu o nível de rejeição de cada candidato, perguntando ao entrevistado em que ele não votaria de forma alguma. Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.
 Jair Bolsonaro tem 43% e Fernando Haddad aparece com 36%. Os que afirmam não votar de jeito nenhum em Marina são 22% e os que não votaria em Geraldo Alckmin somam 16%. A rejeição de Ciro Gomes é de 15% e de Henrique Meirelles de 10%. Alvaro Dias, Cabo Daciolo e Guilherme Boulos têm 9% de rejeição, enquanto Eymael e João Amoêdo têm 8% cada. 7% rejeitam Vera Lúcia e João Goulart Filho é rejeitado por 6% dos entrevistados. Os que poderiam votar em qualquer um dos candidatos são 2% e os que Não souberam ou preferiram não opinar significam 7%.
 O IBOPE também fez algumas simulações de eventuais segundo turno. Confira:

 A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e o jornal “O Estado de São Paulo” e foi registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral: BR-01537/2018.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: