CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 7 de outubro de 2018

DATAFOLHA PARA PRESIDENTE APONTA LIDERANÇA DE BOLSONARO E CRESCIMENTO DE CIRO GOMES



 O Datafolha divulgou neste sábado (6) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Desde a última pesquisa do instituto, divulgada no dia 4, e realizada nos dias 3 e 4 de outubro, o primeiro colocado, Jair Bolsonaro, oscilou um ponto para cima, e o segundo colocado, Fernando Haddad se manteve estável.
 A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 19.552 eleitores entre quinta-feira (5) e sábado (2).
Votos válidos - Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
 Jair Bolsonaro (PSL) tem 40% das intenções de votos e Fernando Haddad (PT) 25%. Ciro Gomes (PDT) alcançou 15% e Geraldo Alckmin (PSDB) teve 8%. Já os candidatos Marina Silva (REDE) e João Amoêdo (NOVO) estão numericamente empatados com 3% cada. Eles estão empatados tecnicamente com Alvaro Dias (PODE) e Henrique Meirelles (MDB), ambos com 2% e com Cabo Daciolo (PATRI) e Guilherme Boulos (PSOL) que têm 1% cada um.
 Já Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.
Votos totais - Nos votos totais, quando são considerados os brancos/nulos e os indecisos, Jair Bolsonaro têm 36% das intenções de votos e é seguido por Fernando Haddad que aparecem com 22%. Em terceiro lugar está Ciro Gomes com 13% e em quarto Geraldo Alckmin com 7%.
 Alckmin está tecnicamente empatado no limite da margem de erros com Marina Silva (REDE) e João Amoêdo (NOVO), ambos têm 3% cada. Eles dois ainda estão empatados tecnicamente com Alvaro Dias (PODE) e Henrique Meirelles (MDB) que têm 2% cada e com Cabo Daciolo (PATRI) e Guilherme Boulos (PSOL) que tiveram 1% das citações cada um.
 Vera Lúcia, João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Os que demonstraram interesse de votar Branco/nulo/nenhum são 6% e os que Não sabem ou não responderam somam 4%.
Rejeição - O Instituto também aferiu o nível de rejeição dos candidatos, perguntando ao eleitor em quem ele não votaria de forma alguma. Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.
 Jair Bolsonaro é rejeitado por 44% dos entrevistados, enquanto 41% rejeitam Fernando Haddad. Marina Silva tem 31% e Geraldo Alckmin 24%, eles são seguidos por Ciro Gomes com 21% de rejeição.
 Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Alvaro Dias têm 15% de rejeição cada um deles. Eymael é rejeitado por 14% e Vera por 13%. João Amoêdo e João Goulart Filho são rejeitados cada um por 12%. Os que não souberam ou não responderam representam 3% e os que disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos representam apenas 1%. Já os que rejeitam todos/não votaria em nenhum são 2%.
O Datafolha também fez algumas simulações de segundo turno entre os principais candidato. Confira:

 A margem de erros da pesquisa que envolveu 19.552 eleitores em 382 municípios brasileiros é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
 O levantamento encomendado pela TV Globo e "Folha de S.Paulo" foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-01584/2018. A pesquisa foi realizado entre os dias 05 e 06 de outubro e tem um nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
 O Datafolha ainda divulgou a migração de votos dos candidatos em um eventual segundo turno. Confira:

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: