CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

LULA APARECE COM 20% NA FRENTE DE BOLSONARO, NA PESQUISA DATAFOLHA


 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 20% de vantagem sob o segundo colocado na disputa presidencial Jair Bolsonaro (PSL), é o que aponta a pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de São Paulo, divulgada ontem (quarta-feira).
 O levantamento trás detalhes das intenções de votos por Sexo, Idade, Escolaridade, Renda, Região e Religião, em dois cenários com candidatos diferentes do PT – o ex-presidente Lula, no primeiro; e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (por candidato a vice da chapa de Lula), no segundo.
Cenário I – Lula que tem 39% das intenções de votos aparece com larga vantagem sob Jair Bolsonaro que atingiu 19 pontos percentuais. Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) estão empatados tecnicamente com 8%, 6% e 5%, respectivamente.
 Na quinta posição, com 3% Alvaro Dias (do Podemos) está empatado tecnicamente com Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, bem como, com os demais candidatos: João Amoêdo (Novo): 2%, Henrique Meirelles (MDB): 1%, Guilherme Boulos (PSOL): 1%, Cabo Daciolo (Patriota): 1%, Vera: 1% e João Goulart Filho (PPL): 0%.
 Eymael (DC) não pontuou. Branco/nulo/nenhum representam 11% e Não sabe/não respondeu significa 3%.
 Entre os homens Lula tem 38% da preferência, enquanto que Bolsonaro tem 27%. Marina Silva tem apenas 6 pontos entre o sexo masculino, mesmo percentual de Geraldo Alckmin que é seguido por Ciro Gomes que tem 5%. Alvaro Dias e João Amoêdo tem 3 e 2% respectivamente.
 Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Vera aparecem apenas com 1% casa, da preferência do público masculino. Já os que não pontuaram foram: João Goulart Filho e Eymael. Os homens que demostram interesse de votar branco, anular o voto ou não votar em nenhum dos candidatos, são 8%, enquanto apenas 2% não sabem ou não responderam.
 Com 39%, Lula também lidera entre as mulheres. Jair Bolsonaro tem 13% e Marina Silva 10%. Logo em seguida vem Geraldo Alckmin com 7% e Ciro Gomes que tem 4%. Alvaro Dias atinge 3% da preferência feminino e os candidatos João Amoêdo, Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo, Vera e João Goulart Filho têm 1% cada. Eymael também não pontuou 0% e 13% das entrevistadas se posicionaram para votar em branco/nulo/nenhum. 5% das mulheres ouvidas pelo instituto de pesquisas não sabe ou não responderam.
 Entre a faixa etária de 16 a 24 anos, Lula lidera com 43%, Jair Bolsonaro fica na segunda colocação com 24% e Marina atinge apenas 9%. O candidato tucano, Geraldo Alckmin, é citado apenas por 3% dos entrevistados que é o mesmo percentual de Ciro Gomes. Alvaro Dias tem 2% e João Amoêdo, Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo, Vera e João Goulart Filho 1% cada. Eymael: 0%. Em branco/nulo/nenhum somam 7% e os que não sabem ou não responderam representam 2%.
 De 25 a 34 anos o ex-presidente Lula tem 40% contra 23% de Jair Bolsonaro. Marina Silva aparece com 9% novamente e Geraldo Alckmin com 5 pontos percentuais, um a mais de Ciro Gomes que tem 4%. Alvaro Dias e João Amoêdo atingem 2%, enquanto que Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Vera aparecem com 1% cada. Os candidatos João Goulart Filho e Eymael não pontuaram nessa faixa etária aonde 11% sinalizam o interesse de votar branco, anular o voto ou em nenhum dos postulantes. Não sabe ou não responderam foi apenas 1%.
 Lula ainda tem a preferencia dos eleitores de 35 a 44 anos, já que alcança 37 pontos percentuais. Jair Bolsonaro tem 21%, Marina Silva, 8%; Geraldo Alckmin, 6%; Ciro Gomes, 5% e Alvaro Dias, 3%. Já João Amoêdo foi citado por 2% e os candidatos Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Vera alcançam 1% cada.
Os que não pontuaram foram: João Goulart Filho e Eymael. 11% branco/nulo/nenhum e 3% não sabem ou não responderam 3%.
45 a 59 anos – Lula aparece com 39%, Jair Bolsonaro com 15%, Marina Silva: continua com 9% e os que citaram Geraldo Alckmin e Ciro Gomes representam 7% e 5% respectivamente. Alvaro Dias nessa faixa etária é citado por 4% e João Amoêdo, Henrique Meirelles e Cabo Daciolo têm 1% cada. Os que não atingiram 1% são: Guilherme Boulos, Vera, João Goulart Filho e Eymael.
 Em branco/nulo/nenhum representam 13% e 4% não sabem ou não responderam a pergunta.
 Com 60 anos ou mais Lula tem 35% e o segundo lugar (Jair Bolsonaro) 15%. Geraldo Alckmin tem 10%, Marina Silva e Ciro Gomes aparecem com 6%, seguidos por Alvaro Dias que tem 5%. Henrique Meirelles apenas 2% cada. João Amoêdo e João Goulart Filho têm 1%. Guilherme Boulos, Cabo Daciolo, Vera e Eymael não pontuaram.
 Em branco/nulo/nenhum somam 12% nessa faixa de idade e os que não sabem ou não responderam representam 6%.
 Entre os eleitores que tem ensino Fundamental, Médio e Superior, Lula têm 49%, 36% e 25% respectivamente. Na mesma ordem Jair Bolsonaro tem 10%, 24% e 27%.
 49% dos que tem renda familiar de até 2 salários mínimos demonstram a intenção de votar em Lula e apenas 11% em Jaior Bolsonaro que é seguido por Marina que tem 9%.
 Entre os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos, 32% citaram Lula. Já 25% pretendem votar em Jair Bolsonaro e 9% em Marina Silva que 6% entre os que contam com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos. Nessa categoria, Jair Bolsonaro com 32% aparece na frente de Lula que tem 23%.
 Bolsonaro também lidera entre os que ganham mais de 10 salários mínimos com 30%, seguido por Lula que tem 20% e Geraldo Alckmin que aparece com 10%.
 No Sudeste Lula tem 31% e Jair Bolsonaro 20%. Já Mariana Silva e Geraldo Alckmin têm 10 e 9%, respectivamente. Ciro Gomes aparece com 5% e os candidatos Alvaro Dias e João Amoêdo 2% cada um. Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Vera tem 1%.
 No Sudeste João Goulart Filho e Eymael não pontuam. Os que pretendem votar branco/nulo/nenhum somam 12%, enquanto 3% não sabe/não respondeu.
 Com vantagem de 3 pontos percentuais Bolsonaro com 28% lidera no Sul do país, seguido por Lula que aparece com 25% e Alvaro Dias atinge 11%. Já Marina Silva tem 6% e Geraldo Alckmin, 5%; Ciro Gomes, 4%; João Amoêdo, 2%. Já Guilherme Boulos e Vera apresentaram 1% das intenções de votos nessa Região. João Goulart Filho e Henrique Meirelles não pontuaram e Cabo Daciolo não chegou a ser citado, assim como Eymael.
 12% dos eleitores do Sul pretendem votar branco/nulo ou em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam correspondem a 5% dos entrevistados da Região.
 Lula tem liderança absoluta no Nordeste, chegando a 59%, Jair Bolsonaro tem 11% que é seguido por Marina Silva e Ciro Gomes que têm 5% das intenções de votos da Região. Posteriormente vem Geraldo Alckmin com 3% e Alvaro Dias, Cabo Daciolo, João Amoêdo e Henrique Meirelles com 1% cada
 Guilherme Boulos, Vera, João Goulart Filho e Eymael ficaram com 0% no Nordeste que tem 9% dos eleitores sinalizando que votaram em branco/nulo ou em nenhum dos postulantes ao cargo presidencial. Não souberam ou não responderam somam 3%.
 No Centro-Oeste, Lula segue com 30% liderando a disputa. Em segundo aparece Jair Bolsonaro que tem 26% que é seguido por Marina Silva com 10%. O tucano, Geraldo Alckmin, aparece com 6%, enquanto Ciro Gomes apresenta 4 pontos percentuais e Alvaro Dias e Henrique Meirelles 3%. João Amoêdo, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Vera têm 1% cada.
 João Goulart Filho e Eymael não pontuam no Centro-Oeste que ainda conta com 10% dos eleitores pretendendo votar branco/nulo/nenhum. Os que não sabem ou não responderam chegam a 4 pontos percentuais.
 Finalizando as regiões, no Norte, Lula tem 45%, Jair Bolsonaro, 20%; Marina Silva, 12%; contra 4% de Ciro Gomes e 3% de Geraldo Alckmin. Nessa região Henrique Meirelles aparece com 2% das intenções e Alvaro Dias, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo, Vera e João Goulart Filho têm 1% cada. Eymael e João Amoêdo não pontuaram. Branco/nulo/nenhum somam 8% enquanto 3% não sabem ou não responderam.
 Entre os católicos Lula tem 43% das intenções de votos e Jair Bolsonaro 16%. Marina Silva e Geraldo Alckmin aparecem com 6% cada, seguidos por Ciro Gomes e Alvaro Dias, com 5 e 4%, respectivamente. Os que almejam votar em branco/nulo/nenhum somam 11% e 4% não souberam ou não responderam a pergunta.
 Entre os evangélicos Lula lidera com 30% e Jair Bolsonaro vem logo atrás com 24%. Marina Silva alcança 11% contra 6% de Geraldo Alckmin e 5 pontos percentuais de Ciro Gomes. 13% do público evangélico disseram pretender votar em branco, anular o voto, enquanto apenas 3% não souberam ou não responderam.
Cenário II – Com Fernando Haddad (PT) no lugar de Lula. Nesse cenário Jair Bolsonaro lidera a pesquisa com 22% contra 16% de Marina Silva que aparece em 2º lugar. Ciro Gomes vem logo atrás com 10% e Geraldo Alckmin têm 9%. Alvaro Dias e Fernando Haddad têm 4% cada, dois a mais que João Amoêdo e Henrique Meirelles. Os que atingiram apenas 1% foram Vera, Cabo Daciolo, Guilherme Boulos e João Goulart Filho. Eymael não pontuou e os que pretendem nesse cenário votar branco/nulo ou em nenhum dos candidatos representam 22%. Não sabem ou não responderam são 6%.
 A margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 8.433 eleitores em 313 municípios entre os dias 20 e 21 de Agosto. O levantamento foi registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral – sob protocolo de nº. BR04023/2018
 O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro;
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: