CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 31 de dezembro de 2017

TORITAMA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM MAIS ÁGUA NAS TORNEIRAS

 No dia em que Toritama completa 64 anos, o governador Paulo Câmara foi até o município do Agreste Setentrional, na manhã desta sexta-feira (29), para inaugurar o lote 4 do Sistema Adutor do Agreste, no trecho situado entre os municípios de Caruaru e Toritama. A obra, que contou com um aporte de R$ 30 milhões, consiste na  implantação de adutoras para abastecer toda a população das duas cidade que integram o trecho, beneficiando cerca de 45 mil habitantes.
 Na ocasião, o chefe do Executivo estadual pontuou o esforço que o governo vem fazendo para amenizar os efeitos da seca na região. 
 “Água é uma qualidade de vida importante. Agora, teremos regularidade no abastecimento aqui, em Toritama, a partir da estruturação da Adutora do Agreste, e com os sistemas do Prata e do Pirangi. Em breve, estaremos lançando também uma licitação para trazer água do eixo da Transposição que vem da Paraíba. Ao mesmo tempo, nós iremos construir uma adutora chamada Alto do Capibaribe, que também vai trazer água para os municípios dessa região. São seis anos de seca e nós precisamos dar respostas mais rápidas diante da ausência de água nessas regiões que tanto sofrem com a estiagem”, destacou Paulo.
 Com extensão total de 11,3 km e tubulações com diâmetros que variam de 300 a 1200 mm, a construção vem para suprir o cenário de escassez hídrica, associado ao atraso de execução das obras do Ramal do Agreste, de responsabilidade do Governo Federal. Através da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), o Governo de Pernambuco buscou alternativas para captação de água em mananciais locais com o objetivo de dar funcionalidade aos trechos já implantados da Adutora do Agreste.
 Uma destas alternativas foi a interligação da Adutora do Agreste com o Sistema Adutor de Tabocas, utilizando desta forma a água oriunda do Sistema Prata/Pirangi. A intervenção possibilitou colocar em operação cerca de 11,3 km do trecho da Adutora do Agreste entre o Povoado de Lajes (Caruaru) e o município de Toritama.
 “Um trecho importante, porque é um trecho de tubulação da Adutora do Agreste que é o sonho de todo agrestino. A gente espera que, em breve, mais cidades comecem a ser beneficiadas”, frisou o diretor regional do Interior da COMPESA, Marcone de Azevedo.
Expresso da Moda - Durante a visita, o governador inaugurou o Expresso da Moda, equipamento que visa apoiar os comerciantes do Polo de Confecções na emissão de Notas Fiscais avulsas e desburocratizando o pagamento dos impostos devidos. Além disso,  vai regularizar o trânsito e o escoamento legal de mercadorias, atrair novos compradores, aumentar o volume de negócios realizados pelos empreendedores e, consequentemente, fortalecer o desenvolvimento econômico da região. 
 No local, será disponibilizado o serviço de emissão prévia de Nota Fiscal e a Guia de recolhimento do imposto, permitindo ao comprador realizar o pagamento no ponto de atendimento do SICOOB (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), que é um agente arrecadador da GNRE (Guia Nacional de Recolhimento Estadual).
 Para o prefeito Edilson Tavares, a vinda do governador foi um presente para a cidade.
 “É de costume, na festa de aniversário, se trazer um presente para o aniversariante. E o nosso governador, não trouxe apenas um, mas dois presentes para a cidade de Toritama. Traz o nosso Expresso da Moda, equipamento extraordinário para o nosso polo de confecções, colocando Pernambuco na vanguarda da situação tributária. E o mais importante de tudo, a vinda da água. Só um pai de família que tira do seu dinheiro suado pra comprar água de um caminhão-pipa sabe o quanto essa inauguração significa de verdade”, disse.
 Estiveram presentes na agenda o deputado federal André de Paula; os deputados estaduais Laura Gomes, Tony Gel, José Queiroz, Jorge Gomes; além dos secretários estaduais Nilton Mota (Casa Civil), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária), Fred Amancio (Educação), João Campos (Chefe de Gabinete) e Ruy Bezerra (Controladoria Geral do Estado).
 Também prestigiaram o evento os prefeitos municipais João Lira (Bom Jardim), João Camelo (Casinhas), Mariana Medeiros (Cumaru), Danilson Gonzaga (Feira Nova), Maria (João Alfredo), Joãozinho (Limoeiro), Argemiro Pimentel (Machados), Chaparral (Orobó), Antônio de Roque (Jataúba), Rênya Carla (Passira), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Robevan (Santa Maria do Cambucá), Ana Célia (Surubim), Renato Sales (Vertente do Lério), Romero Leal (Vertentes), Lero (Taquaritinga do Norte); Representando todos os empresários e comerciantes, Edson Tavares; o presidente da Câmara Municipal de Toritama, vereador José Arimatéia; o diretor regional do Interior da COMPESA, Marconi de Azevedo e o diretor de articulação da COMPESA, Aldo Santos.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: