CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sexta-feira, 21 de julho de 2017

PERNAMBUCO TEM 153 CIDADES COM RISCO ELEVADO PARA TRANSMISSÃO DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

 O 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), que monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito, mostra que 153 municípios pernambucanos que estão em situação de risco elevado para transmissão de arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya. Isso representa 83% de todo o estado. Doze cidades ainda não informaram o resultado das inspeções.
 De acordo com os dados do 4º ciclo, coletados até sábado (15) pela Secretaria de Saúde, 85 cidades estão em risco de surto e 68 encontram-se em situação de alerta. Dezenove municípios têm dados satisfatórios. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (20).
 Na quarta-feira (12), o complemento do 3º levantamento feito pela Secretaria de Saúde apontou problemas em 163 localidades. O levantamento anterior, no entanto, só não contou com dados de duas cidades: Tracunhaém na Mata Norte e Venturosa no Agreste.
Doenças - Em 2017, Pernambuco notificou 10.044 casos de dengue. Segundo o estado, houve uma redução de 90.8% em relação ao ano passado.
 Foram registrados, ainda, 2.966 casos de Chikungunya, o que representa redução de 94,9%. A Secretaria de Saúde notificou também 429 ocorrências de Zika, o que significa uma diminuição de 96%.
 Mesmo com a queda das notificações de arboviroses, em relação a 2016, o governo ressalta a importância da vigilância. A técnica do Programa de Controle das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Daniela Bandeira justificou que houve um leve aumento dos registros, nos últimos levantamentos. Para ela, é preciso chamar a atenção dos gestores municipais e da população para que as ações de controle continuem sendo realizadas normalmente.
Saiba como eliminar os focos - Mantenha bem tampadas caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água; Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios; Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água; O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados; Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias; Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas; Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água; Encha os pratinhos de plantas com areia; Retire a água acumulada sobre a laje e
mantenha as calhas d’água limpas.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: