CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

domingo, 5 de fevereiro de 2017

AGRICULTORES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE RECEBEM CERTIFICADOS DE CURSOS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

 Na manhã da quinta-feira (02), agricultores de Santa Cruz do Capibaribe receberam certificados de cursos de formação profissional e promoção social, desenvolvidos ao longo de 2016. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, em conjunto com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) e o Sindicato Rural de Frei Miguelinho.
 As formações vão desde o manejo com caprinos, bovinos, suínos, ovinos, aves e abelhas, como também para produções de alimentos através da culinária, panificação, pão, doces, bolos e tortas. O intuito é melhorar a produção e a comercialização desses produtos.
 “Aproximadamente, 500 pessoas do meio rural já fizeram cursos profissionalizantes, realizados em nosso governo. Vale salientar que este governo está ao lado dos produtores rurais, proporcionando desenvolvimento nas diversas localidades do município”, disse o prefeito, Edson Vieira.
 O secretário Executivo de Agricultura parabenizou os concluintes.
 “Eu considero isso uma vitória para o município no momento em que a gente tem mais 450 agricultores beneficiados com esses cursos profissionais rurais. Essa formação será revertida em produtos de qualidade para a cidade, melhorando o emprego e a renda na zona rural”, destacou o executivo.
 “Acho de grande importância à realização de cursos voltados para o homem do campo, porque proporciona conhecimento e profissionaliza o trabalho dos agricultores. Mostra também a potencialidade que existe em cada pessoa, nas diversas atividades desenvolvidas em comunidades de Santa Cruz do Capibaribe”, disse Antônio Ricardo, Supervisor de Treinamento do SENAR.
 A criadora de galinhas Dona Maria Josefa, mais conhecida como ‘Deta’, falou das mudanças realizadas em sua propriedade, após a sua participação em cursos profissionalizantes.
 “Antes eu criava, mas minhas galinhas morriam muito, porque eu não tinha conhecimento, depois do curso eu aprendi uma nova forma de manejar minhas aves e hoje eu não tenho prejuízos”, destacou a criadora.
 A atual gestão tem sido parceira dos produtores rurais de Santa Cruz do Capibaribe.
Entre as principais ações realizadas estão:
· Intercâmbios
· Disponibilização de um contador e um advogado sem custo para as associações rurais. (Em conjunto com a Câmara de vereadores),
· Inserção de 297 produtores no Garantia Safra,
· Profissionalização dos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fornecem sua produção para escolas e creches,
· Implantação da Feira da Produção Familiar no Parque Florestal,
· Doação de duas forrageiras para atender as necessidades dos agricultores quem não tem acesso a este equipamento, em parceria com a Câmara,
· Instalação de três dessalinizadores (Cacimba de Baixo, Areial e Carrapicho) e recuperação de dessalinizadores (Cacimba de Baixo e Pará),
· 38 cursos profissionalizantes, beneficiando cerca de 450 pessoas, em áreas como: caprinocultura, avicultura, derivados de leite, beneficiamento de carne, inclusão digital, feirante, entre outros, nas mais diversas regiões do município. Cursos correspondentes a 2016. 
· Oficinas de produção
Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: