CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

NOVA FISCALIZAÇÃO NA ADUTORA TABOCAS, NO AGRESTE DO ESTADO, IDENTIFICA 35 LIGAÇÕES CLANDESTINAS

 Duas pessoas foram presas em flagrante por furto de água, nesta quarta-feira (23), durante nova ação de fiscalização na Adutora Tabocas, que transporta água do Sistema do Prata para abastecer o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. A Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) iniciou a operação na quinta-feira (17) passada e contou com o apoio do Ministério Público do Estado e da Polícia Militar. Foram identificadas 35 ligações clandestinas num trecho de cinco quilômetros da adutora, localizado no Sítio Tabocas na zona rural de Brejo da Madre de Deus.
 A operação, executada por quatro equipes da COMPESA e policiais militares, efetivou a primeira prisão numa propriedade que estava furtando água da adutora para irrigação de uma plantação de coco. A água estava sendo despejada no local por meio de um cano aberto, sem controle do fluxo. A segunda pessoa presa em flagrante tinha feito uma ligação clandestina para sua propriedade, da onde saíam mais duas tubulações para levar água a outras duas propriedades vizinhas.
 A COMPESA tomou a iniciativa de realizar a fiscalização após constatar uma queda de 10% da vazão de água na chegada da adutora à Estação de Tratamento Poço Fundo, em Santa Cruz. As ligações clandestinas estavam retirando uma quantidade de água que correspondia a 10 litros por segundo da vazão da adutora - que tem capacidade de transportar 110 l/s - prejudicando uma população de cerca de 80 mil pessoas, que já convive com um regime de abastecimento rigoroso.
 “Em função dos furtos, não conseguimos abastecer o município na sua totalidade e nem cumprir o calendário vigente, principalmente, nas áreas mais periféricas. Quanto mais ligações clandestinas houver, menor será a quantidade de água para a população”, contextualiza o gerente de Unidade de Negócios da COMPESA, Mário Heitor Filho.

 De acordo com o gerente, só será possível constatar o quanto da vazão foi recuperada, na próxima semana, quando Santa Cruz vai receber água novamente. A COMPESA também vai continuar com as ações de fiscalização na adutora, que tem uma extensão de 50 quilômetros, entre a Barragem Tabocas e Santa Cruz do Capibaribe, considerando que há o aumento do consumo de água nesta época do ano e que a Região Agreste enfrenta seis anos consecutivos de seca.
 No começo do mês de novembro, uma operação conjunta da COMPESA, MP e Polícia Militar de combate ao furto de água fiscalizou outros 15 quilômetros da Adutora Tabocas, após verificar a redução em 30% da vazão no sistema que abastece Santa Cruz do Capibaribe.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: