CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

É POSSÍVEL PREVER A QUEDA DE UMA ÁRVORE?

 Uma bela arvore é generosa em sua sombra, em seus frutos e em suas flores; muitas delas nos remetem à infância, ao pomar da avó, aos momentos de tranquilidade junto à natureza.
 Quando uma árvore cai, pode haver uma perda humana. Além da própria perda, e por maiores que sejam nossos esforços para proteger vidas e patrimônios, o que podemos fazer para evitar situações de perda no futuro é investir em políticas públicas, que promovam:
 • Catalogação da vegetação arbórea urbana e escolha de espécies de porte adequado e mais resistentes ao clima urbano;
 • Monitoramento da vegetação, no que tange: manutenção, poda, irrigação, fertilização, crescimento, dentre outros fatores relevantes;
 • Boa gestão de um plano de manejo da vegetação.
 Um plano de manejo, administra as diretrizes de uma política pública e, dentre tantas ações, também planeja a retirada de arvores que apresentam “risco de queda” e programar sua substituição.
 Não é possível saber quando uma arvore vai cair, assim como não é possível saber se vamos tropeçar no próximo passo.
Sendo previdentes, queremos saber se é possível saber quando uma arvore vai cair, a fim de evitar danos à pessoa e ao patrimônio.
 A resposta é não, muitos são os motivos que colaboram para a queda de uma árvore. Podem haver indícios do enfraquecimento das arvores, mas não há certeza e/ou precisão sobre o momento da queda. É necessário fazer a prevenção.
Por: Pérola Felipette Brocaneli/Professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: