CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SISTEMA PIRANGI VAI ABASTECER DEZ CIDADES DO AGRESTE A PARTIR DE JANEIRO

 O governador Paulo Câmara (PSB) visitou, na terça-feira (25), um dos canteiros da obra do Sistema Pirangi, localizado às margens da PE-120, no município de Catende, na Mata Sul. O empreendimento é uma  das soluções encontradas pelo Governo do Estado para atender dez municípios do Agreste, entre eles, Caruaru, que enfrenta os efeitos do quinto ano consecutivo de seca. O projeto está 60% concluído e deve ficar pronto em janeiro de 2017, beneficiando mais de 800 mil pessoas.
 A visita foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, e pelo presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Roberto Tavares. Antes de inspecionar as obras, o governador conversou  com os operários que estavam trabalhando no local.
 A obra é um investimento de R$ 60 milhões, recursos garantidos pelo convênio assinado entre o Governo do Estado, COMPESA e Banco Mundial.
 “Essa é uma obra que terá um papel fundamental para melhorar o abastecimento de água de cidades do Agreste. Imprimimos um ritmo acelerado, que nos permite cumprir os prazos das etapas. É muito importante manter esses prazos porque janeiro é um momento crítico que nós estamos prevendo para o Prata”, salientou Paulo Câmara.
 Por causa da demora na conclusão de obras federais, foi necessário que o estado tomasse uma providência imediata para o enfrentamento aos efeitos da estiagem.
 “As obras estruturadoras como a Adutora do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco estão em um ritmo muito aquém do necessário. Então, nós tomamos essa decisão de levar água da Mata para o Agreste”, afirmou o governador. 
 Segundo o presidente da COMPESA, Roberto Tavares, o  Sistema Adutor do Pirangi vai permitir a regularização da vazão da Barragem do Prata, localizada na cidade de Bonito, em 500 litros por segundo.
 “O  Prata terá  água durante todo o ano e não apenas no inverno”, revela  Tavares.
 Dessa forma, será ampliada a oferta de água para Caruaru, e também para outras nove cidades da região, são elas: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.
 O Sistema do Pirangi é composto por uma captação de água no Rio Pirangi, em Catende, que irá transportar água por meio de uma adutora com 27 quilômetros de extensão até a Barragem do Prata, e que atende as cidades do Agreste. Duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento) garantirão  o funcionamento do sistema, que está sendo construído em tempo recorde.
 “Iniciamos as obras em junho deste ano e estamos correndo para finalizar as intervenções em janeiro de 2017, conforme determinação do governador Paulo Câmara”, observou o presidente da  COMPESA, Roberto Tavares.
 A obra é executada com jornada estendida, durante alguns dias da semana, de acordo com Roberto Tavares, com o intuito de acelerar a conclusão do empreendimento.
 “Desde que a Barragem de Jucazinho, em Surubim, entrou em colapso, nós estamos fazendo arranjos operacionais, aumentamos os rodízios para atender mais cidades, e  estamos atendendo ou reforçando o abastecimento por meio de carros-pipa. Agora com Pirangi será possível reforçar água para Caruaru,  reduzir o rodízio e aliviar a situação das demais cidades”, finalizou Tavares.

Do: Blog Agreste Notícia Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: