CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

sábado, 13 de fevereiro de 2016

NÚMERO DE HOMICÍDIOS NA ÁREA DA 17ª DESEC EM 2015 CRESCEU MAIS DE 14% COMPARADO AO ANO ANTERIOR

 O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na área da 17º DESEC (Delegacia Seccional) cresceu em 2015 mais de 14% comparado ao ano anterior, foi o que apontou um levantamento feito com exclusividade pelo Blog Agreste Notícia com informações oficiais.
 A 17ª DESEC compreende oito municípios que são eles: Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá. No ano passado (2015) essas cidades registraram 22 crimes de mortes a mais que os 155 assassinatos de 2014. As 177 pessoas que foram mortas em 2015 representou um acréscimo no número de CVLI de 14,20%.
 A cidade mais violenta de 2015 foi Santa Cruz do Capibaribe com 49 crimes de morte, seguida por Brejo da Madre de Deus que registrou 41 e Toritama com 32 ocupa a terceira posição. Frei Miguelinho foi o município com menor número de assassinatos, já que registrou apenas 5 durante todo o ano.
 Em compensação, o número de homicídios elucidados oscilou para baixo em 44,23% na comparação dos dois anos, já que em 2014 foram desvendados 52 crimes de mortes contra 29 de 2015.
 O gráfico abaixo mostra os crimes de morte mês-a-mês e podemos observar que até a sétima parte do ano passado, as metas do programa Pacto Pela Vida foram alcançados de maneira positiva, mas a partir do mês de agosto os números tiveram um incremento assustador.
Clique na imagem para ampliar
 Dezembro foi o mês que a área da 17ª DESEC registrou mais homicídios, com 26 pessoas assassinadas. Julho foi o mês mais tranquilo com apenas 7 crimes de morte.

A estimativa é que nesse primeiro semestre de 2016 haja mais um aumento em comparação ao mesmo período do ano de 2015, já que até o mês de julho do ano passado houve uma redução significativa no número de pessoas mortas, algo que não será tão fácil de repetir esse ano, tendo em vista que janeiro já apresentou um aumento de 75%.
 Para falar sobre o assunto, a reportagem entrevistou o delegado Seccional, Dr. Júlio César Porto, que atribuiu o aumento dos assassinatos e diminuição dos casos esclarecidos, a entrega dos PJES (Programa de Jornada Estra de Serviços), que coincidiu justamente com o período em que a 17ª DESEC obteve o aumento no número de CVLI’s.
 “É importante frisar que a gente bateu meta no primeiro semestre de 2015, tivemos inclusive uma redução significativa, comparado ao mesmo período do ano de 2014. No entanto, houve uma reversão dessa curva, justamente a partir de agosto e que coincidiu com a entrega dos PJES, onde a gente, como é de conhecimento da imprensa, teve que elaborar em determinação da nossa diretoria, uma escala obrigatória de serviço. Fora a delegacia de plantão, teve paralisação dos serviços em quase todas as delegacias da área”, explicou.
 De acordo com o Delegado, o problema com a entrega dos PJES só foi resolvido em meados de dezembro, mesmo assim, existia um acúmulo de procedimentos e requisitórios das demandas que ficaram no período da paralisação.
 “Em virtude da redução dos trabalhos da Polícia Civil no segundo semestre, foi o que realmente fragilizou as investigações e que por consequência os inquéritos de homicídios não tiveram o trâmite que deveriam ter, em virtude justamente dessa escala obrigatória”, ressaltou.
 Dr. Júlio revelou que o problema já começa a ser revertido, a partir do momento em que, as delegacias tiveram um incremento importante do final do ano passado para o início de 2016.
Ouça a entrevista:
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: