CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA SEU INGRESSO

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

II GRANDE CAMINHADA PELA PAZ EM SANTA CRUZ FOI MARCADA PELA UNIÃO, EMOÇÃO E ESPERANÇA POR DIAS MELHORES

 No último sábado (18), foi comemorado em Santa Cruz do Capibaribe, o Dia Municipal da Paz, baseado na lei de número 2231/2013, que institui o 3º sábado do mês de outubro como dia oficial. A ONG MovPaz – Movimento Internacional Pela Paz e Não -Violência - realizou a segunda edição da Grande Caminhada Pela Paz, evento de periodicidade anual que é uma, dentre outras ações que são desenvolvidas pela organização sem fins lucrativos, atuante em diversas cidades do país.
 Nesta edição, o público mais uma vez demonstrou que quer uma sociedade com uma cultura de paz baseada na justiça, liberdade e amor ao próximo. Uma pluralidade social se fez presente durante a Caminhada, com a participação de diversos segmentos da sociedade. O público foi misto, dentre crianças, jovens e idosos, que percorreram dois quilômetros em harmonia, cantando hinos e canções com conteúdo que remetem a paz.
 A animação na concentração foi feita pelo músico e cantor Bem Catanha juntamente com o filho e seu sobrinho que tocaram o forró autêntico com letras harmônicas e pacifistas, além deles, o público pode ouvir o som do grupo Maracatu Capibaribe, que com tambores e chocalhos tocaram ritmos típicos da cultura brasileira, o que incentivou adultos e idosos presentes a formarem uma roda e dançarem a tradicional ciranda, algo raro de se ver nos dias de hoje. Já o repertório tocado no trio elétrico Selva Nua durante a Caminhada, foi instrumentado pela Banda da Paz e cantado pela cantora baiana Marcia Porto, além de outras vozes de renome, como a cantora santa-cruzense Alexiana Muniz, o músico pernambucano Adelmo Nascimento e o poeta paraibano Merlânio Maia.
 Apesar de ter a participação e o apoio de variados segmentos e personalidades, o evento não tem exclusivismo religioso e “não faz nenhuma expressão política, mas apenas um ato de solidariedade e de compaixão” conforme o coordenador nacional do MovPaz, Clóvis Nunes. Um dos pontos mais emocionantes da Caminhada é a parada feita num retorno onde fica localizado um monumento bíblico da cidade, onde todo o público faz um minuto de silêncio pelas vítimas de todas as formas de violência. Segundo Clóvis, que também é professor e conferencista internacional, em 2013 o Brasil teve mais de 50 mil pessoas assassinadas, sendo campeão mundial por assassinatos de armas de fogo em números absolutos.
 “Esse minuto de silêncio é em respeito a todas essas vítimas e pela expectativa de que políticas públicas possam nascer para reduzir os homicídios no Brasil e para que gestores públicos abracem a campanha do desarmamento, a fim de que tenhamos um Brasil de menos armas e menos mortes”, proferiu Clóvis.
 A enfermeira Anne Karolynne afirmou que a Caminhada é o momento de renovar as energias, rever os amigos e curtir um clima de paz na cidade. Ela que está gestante ainda disse:
 “Quis participar e trazer meu marido e bebê na barriga ainda para esta caminhada tão linda, meu bebê já está curtindo as vibrações de paz da cidade”.
 No final do percurso próximo a Praça dos Estudantes, foi realizado o encerramento com o Show Pela Paz. Segundo a coordenadora municipal, Lucia Nascimento, “O sentimento é de gratidão, união e esperança por dias melhores. A importância da realização da Caminhada é que ela faz com que seja despertado em cada um da gente, a potência de paz que existe dentro de nós”.
Do: Blog Agreste Notícia

Nenhum comentário: