terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DETRAN INICIA PESQUISA PARA AJUSTAR TESTES PSICOLÓGICOS AO CONTEXTO PERNAMBUCO

O DETRAN-PE dá início, no próximo dia 18, a uma pesquisa para adaptar ao contexto pernambucano as tabelas dos testes psicológicos aplicados a quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os testes mensuram a atenção e o raciocínio lógico e são parte do processo de avaliação psicológica dos candidatos.
 A pesquisa é coordenada pela Unidade de Supervisão de Credenciados (DOPC) do DETRAN/PE, em parceria com a Vetor Editora e 95 psicólogos credenciados ao Órgão. Serão analisados os testes psicológicos de cinco mil pessoas. Os dados serão coletados de forma voluntária e sigilosa.
 O primeiro passo da DOPC é preparar os profissionais para a coleta de dados. O treinamento acontece entre 18 e 22 de fevereiro e será dividido em quatro polos: Petrolina, Recife, Salgueiro, Caruaru.
 As tabelas dos testes psicológicos são formuladas com base em levantamentos estatísticos. A pesquisa tem como meta ajustar as tabelas de acordo com estatísticas que reflitam o perfil dos pernambucanos, promovendo uma leitura regionalizada dos dados.
 Serão tomados como referência, para a coleta estatística, o nível de escolaridade, o gênero, o tipo de condutor (profissional ou não) e sua localização (Região Metropolitana ou Interior). “Revisitar as amostras estatísticas torna possível confeccionar tabelas de avaliação ainda mais acuradas que complementem a atuação das tabelas já existentes”, comenta João Bosco de Lima, p
sicólogo da DOPC.
Do: Jornal Agreste Notícia

Nenhum comentário: